5 fatores que influenciam o seguro automóvel

19 Janeiro, 2021

Está a pensar em contratar um seguro automóvel? Saiba que fatores influenciam e agravam o valor do seguro.

ng-agravamento-seguro-automovel

O seguro automóvel é obrigatório para o seu veículo, contudo, o valor a pagar à seguradora depende de fatores como o tipo de veículo conduzido e o tempo de carta do condutor, sendo que quanto menor for o risco, menor será o prémio a pagar pelo tomador.

Na hora de contratar o seguro, conheça os 5 fatores que podem influenciar o preço a pagar pelo seguro automóvel:

  1. Idade do condutor e tempo de carta

A idade é um fator determinante no agravamento do seguro automóvel, uma vez que os condutores mais jovens, ao terem menos experiência, têm um maior risco de sofrer um acidente.

Tal como a idade, o tempo de carta também pode influenciar o agravamento ou não do seguro automóvel. Pois, se um jovem tiver muitos anos de experiência de condução, apesar da idade, o risco será menor. Pelo contrário, um condutor mais velho, pode ter menos anos de experiência de condução ou apresentar condições de risco devido à idade, como a falta de visão, audição e capacidade para reagir.

  1. Características do veículo

Os carros mais antigos, pela insegurança que transmitem, representam um maior risco para as seguradoras, uma vez que têm maior probabilidade de avariar ou causar um acidente. Para além disso, quanto mais antigo for o veículo, maior é a hipótese de que este não cumpra os novos critérios de segurança.

Relativamente aos carros mais novos, embora estes cumpram os critérios de segurança e representem um menor risco de avaria, em caso de acidente o valor de indemnização a pagar é bastante mais elevado do que seria com um carro antigo. Logo, o valor do prémio a pagar pelo seguro aumentará conforme estas condições.

  1. Histórico de sinistralidade

Os condutores que ao longo dos anos não tiveram acidentes podem usufruir de melhores condições, maior bonificação e um prémio mais reduzido, derivado a ter uma condução mais cuidada e sem sinistros que é um dos principais aspetos que as seguradoras mais valorizam.

Por outro lado, caso se verifique que os condutores sofrem muitos sinistros, a sua bonificação será retirada ou até mesmo agravada, aumentando assim o prémio do seguro automóvel.

  1. Zona de circulação

Outro dos fatores que influencia o risco e consequentemente o prémio a pagar é a zona de circulação. Zonas onde a frequência de sinistralidade é mais elevada, os prémios de seguro aumentam, como é o caso da grande Lisboa e grande Porto, que são as que têm tarifas mais elevadas.

  1. Valor da franquia

A franquia é o valor que o tomador de seguro terá de pagar à sua conta perante a despesa causada por um acidente. Existem franquias em valor ou em %, sendo estas escolhidas pelo tomador quando contrata o seguro. Quanto maior for a franquia, menor será o prémio a pagar, isto porque menor será o prejuízo assumido pela seguradora.

Fale com o seu Consultor de Seguros da NacionalGest e saiba como fazer o melhor seguro adequado à situação em que se encontra. Para mais informações, ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e comercializa seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros.

Este artigo foi baseado na notícia Estes motivos podem levar ao agravamento do seguro automóvel

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO