Como nos podemos proteger online

28 Julho, 2020

Navegar na internet pode ser bastante perigoso. Conheça os perigos online e saiba como se precaver.

nacionalgest-protegeronline

Navegar na internet pode ser bastante perigoso, mesmo quando a navegação se dá na Surface Web, umaporção da web que está disponível para o público em geral e acessível por um motor de pesquisa (i.e. Google, Bing e Yahoo).

Ao navegar na internet, certifique-se de que os sites em que navega são seguros e evite endereços obscuros, como é o caso da Dark Web. A Dark Web é uma internet que não está indexada pelas ferramentas de busca, sendo que o conteúdo está protegido por firewalls, endereços IP escondidos e camadas de encriptação, permitindo aos utilizadores um anonimato na navegação.

Esta internet é com frequência utilizada para conduzir negócios ilícitos (drogas, download de filmes ou músicas pirateadas, pornografia infantil, etc.), mas também por utilizadores normais que desconhecem os perigos da navegação, nomeadamente de alguns malwares e ransomwares que podem ser transmitidos para sites de acesso público, infetando o computador e acedendo a dados pessoais.

Como nos podemos proteger online

A Surface Web pode ser tão perigosa como a Dark Web. Assim, há alguns cuidados que devem ser sempre tidos em conta, nomeadamente:

1. Proteja a sua identidade. Não use o mesmo username e password para múltiplos sites evite usar o seu e-mail. Crie um segundo endereço de e-mail para compras online e newsletters.

2. Esteja atento a situações duvidosas. Por exemplo, quando algo parece demasiado bom para ser verdade é provável que o seja.

3. Não use cartões de débito e evite usar cartões de crédito pessoais. Opte por usar cartões pré-pagos de utilização única ou utilize serviços de vendas online como o PayPal, que não partilha os detalhes de cartão de crédito dos utilizadores.

4. Confirme sempre se o website é seguro, verificando se o endereço tem o símbolo de segurança em forma de cadeado no início do endereço da página (URL) e clique no ícone para mais detalhes.

5. Monitorize as contas bancárias e ative os alertas online para as transações online.

6. Evite fazer downloads e abrir ficheiros online, especialmente na Dark Web. Caso tenha de o fazer, analise sempre o ficheiro com o antivírus.

7. Mantenha o browser atualizado, configurando-o para melhorar o nível de segurança.

8. Suspeite de quaisquer chamadas telefónicas ou e-mails que dizem ser de uma organização e que pretendam informar sobre presumíveis multas. Se for uma instituição financeira, confirme o número de telefone nos extratos bancários.

9. Não clique em links suspeitos.

Esteja sempre atento e evite riscos desnecessário. Em caso de dúvidas, fale com o seu Consultor. Ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e comercializa seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros.

Este artigo foi baseado na notícia A Dark Web da Zurich.

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO