Diferenças entre Responsabilidade Civil Profissional e de Exploração

30 Agosto, 2021

Há diferenças entre seguros de Responsabilidade Civil de Exploração e seguros de Responsabilidade Civil profissional. Descubra quais as diferenças entre os dois e saiba qual o seguro que mais se adequa a si.

A diferença entre seguros de Responsabilidade Civil de Exploração e seguros de Responsabilidade Civil Profissional é uma dúvida recorrente na atividade seguradora entre os clientes que, naturalmente, não têm tanto conhecimento sobre seguros. A confusão resulta de ambos os seguros se destinarem a cobrir riscos associados à responsabilidade civil das atividades profissionais. Contudo, apesar das semelhanças e de se complementarem um ao outro, têm efeitos e aspetos diferentes.

O seguro de Responsabilidade Civil de Exploração destina-se a situações de Caráter Acidental da Responsabilidade do Segurado e que ocorram no Decurso da Atividade Profissional. Por exemplo, as despesas provenientes de uma queda e lesão de um cliente no escritório do segurado, devido ao piso escorregadio que, não se encontrava sinalizado está coberto no seguro de Responsabilidade Civil de Exploração. Esta situação, não só ocorre no decurso da atividade profissional, como também é responsabilidade do segurado sinalizar devidamente o piso escorregadio.

Diferente do seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que se destina a Erros e Situações de Negligência em Serviços Prestados ou Trabalhos Efetuados. Ao contrário do seguro de Responsabilidade Civil de Exploração, este cobre situações em que haja um dano provocado na sequência de uma prestação de serviço. Por exemplo, quando um mecânico aperta mal a roda e esta salta em andamento provocando um acidente ou despesas provenientes de um erro nos cálculos num projeto de engenharia que implica a retificação do trabalho de construção está coberto no seguro de Responsabilidade Civil Profissional, pois esta situação é consequente de um erro num trabalho efetuado e não de um acidente imprevisto da responsabilidade do segurado.

Então, qual dos dois seguro é o mais adequado para a sua empresa? Apesar de nem todas as situações de responsabilidade estejam abrangidas por estes dois seguros, para uma grande parte das atividades, e para que reduzam os seus riscos no âmbito da responsabilidade, é muito importante que adquiram ambos os seguros: Exploração e Profissional.

Antes de adquirir um seguro de Responsabilidade Civil para a sua empresa, fale com um Consultor de Seguros NacionalGest e informe-se sobre qual a diferença entre os seguros, que situações ficam a coberto em cada um e se existe um valor limite por sinistro ou por ano.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e continua a crescer com novas parcerias que promovem uma maior acessibilidade ao serviço de consultoria e mediação, apostando na proximidade com os clientes e na comercialização de seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias do mercado, entre as quais TranquilidadeFidelidadeLusitaniaAllianzLibertyMapfreCaravelaVictoriaZurich Ageas SegurosUNAAIGAPRILMetlifePREVOIRPredictableReal Vida Seguros.

Contacte-nos através do 211 341 202 ou preencha o formulário em www.nacionalgest.pt

Este artigo foi baseado na notícia Responsabilidade Civil Exploração vs Profissional. Qual a diferença?

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO