A Responsabilidade Civil Exploração protege empresas contra prejuízos financeiros decorrentes de danos a terceiros durante as suas atividades, transferindo essa responsabilidade para a seguradora.
A Responsabilidade Civil Exploração é uma proteção, que se revela como das mais importantes no mundo Empresarial, além das já conhecidas no mercado, como o seguro de Acidentes de Trabalho.
As empresas devem estar cientes da sua responsabilidade perante a sociedade e agir de forma responsável nas suas atividades, sendo esta proteção uma das aliadas nesta premissa.
E o que é o seguro de Responsabilidade Civil Exploração?
Imagine-se uma empresa que durante o exercício da sua atividade provoca danos materiais ou corporais a terceiros, esses danos são passíveis de serem regularizados pela Empresa que os
causa ao eventual lesado. Perante a existência da ocorrência, a empresa transfere a responsabilidade para a seguradora, para que esta, assuma eventuais danos causados e possíveis indemnizações que daí possam advir.
Desta forma, as Empresas não sofrem prejuízos financeiros, que se tratando de certas atividades, podem ser demasiado avultadas.
Este tipo de proteção, oferece tranquilidade e segurança à empresa e aos seus colaboradores.
Mas, como tudo, a proteção deve ser adequada mediante a área de atividade, e por isso, a nossa missão é oferecer a solução adequada para minimizar as dores dos empresários perante
as adversidades que possam ocorrer.
Ora, vejamos alguns exemplos que espelham a essência do Ramo de Responsabilidade Civil e o impacto no mundo Empresarial:
– Acidente numa obra de Construção: a empresa é responsável por acautelar as medidas de proteção e segurança, no caso de possíveis materiais atingirem um pedestre, a responsabilidade é imputável à empresa de construção;
– Acidente num Restaurante: um restaurante que serve alimentos contaminados, a intoxicação alimentar nos clientes e possível hospitalização é da responsabilidade do Restaurante;
– Acidente em Empresa de Transportes Públicos: acidente de trânsito causado por falta de manutenção, que pode ter como consequência feridos graves.
Deixo agora exemplos práticos que foram notícia:
– Desmoronamento em Mina de Carvão, Turquia (2014):
– Incêndio na Boate Kiss, Brasil (2013):
Estes exemplos, ilustram a gravidade dos sinistros de responsabilidade civil exploração, bem como as complexas resoluções que envolvem indemnizações, possíveis acordos de compensação e medidas de reparação social.
Em suma, o seguro de Responsabilidade Civil Exploração é uma proteção de extrema importância, já que os sinistros que decorrem podem ter impactos financeiros de elevada
dimensão. Em Portugal, a responsabilidade Civil é regulada por várias leis, muitas das vezes a resolução dos casos é mediada entre advogados e seguradoras que desempenham um papel crucial na gestão e resolução dos sinistros.
Autor: Maria Casimiro