Os mitos mais comuns sobre seguros de saúde

16 Maio, 2024

Ouvimos falar muito da importância de termos um seguro de saúde, mas também existem muito mitos que, por vezes, nos impedem de avançar para a contratação do mesmo. Nós ajudamos!

mitos sobre seguros de saúde

Um seguro de saúde cobre riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, conforme as coberturas previstas nas condições do contrato. Existem seguros nas modalidades de reembolso de despesas realizadas com cuidados de saúde, do pagamento direto aos prestadores dos serviços de saúde ou a combinação das duas modalidades. Se a pessoa segura receber qualquer comparticipação de um sistema de segurança social, o seguro cobre apenas a parte das despesas de saúde que não é comparticipada.

Contudo, existem muitos mitos acerca dos Seguros de Saúde e pretendemos desmistificar os mais comuns:

1. Seguro de Saúde é muito caro

Algumas pessoas acreditam que ter um seguro de saúde é muito caro e fora do alcance financeiro. No entanto, existem soluções com preços acessíveis adequados ao orçamento de cada pessoa.

2. O Serviço Nacional de Saúde torna o Seguro de Saúde, dispensável

O Serviço Nacional de Saúde é a solução universal, mas, dadas as dificuldades que atravessa, os seguros de saúde são um ótimo complemento, pois permitem o acesso a cuidados de saúde privados, quando os públicos não conseguem dar reposta.

3. Seguro de Saúde é só para quem está doente

Os seguros de saúde são transversais e também podem ser utilizados para acompanhamento (ex: gravidez), e não apenas em situações de diagnóstico e tratamento de doenças graves.

Salientamos que os imprevistos e emergências médicas podem acontecer a qualquer momento, e ter um seguro de saúde pode ajudar a garantir acesso a tratamentos de qualidade sem desequilibrar as suas finanças.

4. Já tenho seguro de Acidentes de trabalho, não preciso de Seguro de Saúde

O seguro de Acidentes de Trabalho cobre despesas relacionadas com acidentes profissionais que ocorram durante o horário de expediente e nos seus itinerários.

As doenças que possam surgir, bem como lesões ocorridas em atividades diárias, como bricolage, ginásio(…), que exijam diagnóstico e tratamento, estão salvaguardadas através de um seguro de saúde.

Contudo, cada vez mais empresas, estão despertas para esta necessidade e oferecem o seguro de saúde, como benefício aos seus colaborares.

5. Seguro de Saúde é igual a um Plano

O plano de saúde é uma solução que funciona dentro de uma rede de prestadores e que permite ao cliente aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido, assemelha-se a um cartão de descontos.

Já um Seguro de Saúde  é mais vantajoso uma vez que inclui mais coberturas, como hospitalização e alguns tratamentos, possibilitando ainda aceder a médicos e estabelecimentos fora da rede, com reembolso.

 

De acordo com a última comunicação da Associação Portuguesa de Seguradores quase 3,6 milhões de portugueses tinham seguro de saúde no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 8.5% do setor face ao período homólogo de 2022.

Depois de refletir nestes fatores, e antes de começar a pedir propostas, rodeie-se de profissionais qualificados que possam esclarecer as suas dúvidas e sugerir-lhe a melhor solução face às suas necessidades.

Autor: Catarina Antunes

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO