Atravessamos momentos difíceis, cheios de oportunidades, mas também de imensos riscos.
“Poupar”, é uma palavra que ninguém gosta de ouvir estando associada a um sentimento negativo, especialmente quando é vista como um sacrifício dos desejos a curto prazo, em prol dos objetivos financeiros a longo prazo.
Há que arranjar estratégias que sejam vitais para se proteger financeiramente.
Apesar de destacarmos a importância de poupar, sabemos que nem sempre é fácil fazê-lo. No entanto, se adotar hábitos de poupança disciplinados e focados, conseguirá garantir a sua segurança financeira, alcançando os seus objetivos de vida com confiança e tranquilidade, construindo um futuro financeiramente estável.
– Defina um valor para gastar durante a semana: Por exemplo, pode estabelecer que só gasta 50 euros por semana nas despesas do dia a dia, como o almoço no restaurante, a ida à pastelaria, visitas culturais e outros. Desta forma, está a estabelecer um limite para os seus gastos e a aumentar as suas poupanças;
– Levante essa quantia: Ao utilizar o cartão de crédito ou de débito, nem sempre tem noção do dinheiro que gasta, sendo mais fácil descontrolar-se. Ao ver o dinheiro na carteira, tem uma noção mais clara da quantia que já gastou;
– Guarde o troco: Sempre que utilizar uma nota para pagar uma compra, guarde o troco e coloque-o num frasco para a poupança. Quando chegar aos 100 euros poderá guardá-lo num produto de poupança;
– Comece o desafio das 52 semanas: Nesta estratégia, deve poupar uma quantia específica em cada semana, seguindo uma lógica progressiva. Ou seja, na primeira semana poupa um euro, na segunda dois euros e assim sucessivamente. Seguindo a lógica, na 52.ª semana, conseguirá poupar 1.378 euros.
Ao adotar estas práticas e manter um compromisso constante com o processo da poupança, é possível estabelecer uma base financeira sólida e alcançar os seus objetivos de poupança a curto, médio e longo prazo.
Não subestime o poder da poupança mensal. É a chave para se proteger e prosperar financeiramente em todas as circunstâncias.