Proteja-se dos crimes informáticos

12 Maio, 2021

Num mundo cada vez mais digital, o roubo de identidade tornou-se bastante acessível para os hackers. Saiba como deve agir e prevenir com uma navegação online segura.

nacionalgest-seguro-cyber-risks

Num mundo cada vez mais digital, é importante que saiba como deve agir e prevenir com uma navegação online segura. Deve, por isso, adotar precauções e medidas de segurança online para evitar o roubo de identidade.

O roubo de identidade pode resultar na prática de vários tipos de crime, como o acesso ilegítimo (phishing), burla informática e nas comunicações (transferência de dinheiro da conta da vítima para outra) ou violação de correspondência ou de telecomunicações (abertura de cartas ou encomendas).

O que fazer em caso de roubo de identidade?

Assim que detetar que a sua identidade foi usurpada, contacte o seu banco e peça para cancelar os cartões de crédito e débito, bem como o acesso ao homebanking. De seguida, dirija-se às autoridades policiais e apresente queixa. Guarde todos os e-mails, sms, cartas ou registos de comunicações trocados com as diversas entidades contactadas uma vez que constituem meios de prova. O passo seguinte é cancelar os documentos de identificação e arranjar novos. Informe a entidade empregadora.

Deve verificar regularmente extratos bancários e relatórios dos cartões de crédito e débito, tentando identificar operações que tenham sido realizadas após o roubo de identidade. Caso detete alguma irregularidade, envie queixa ao seu banco.

Como se deve proteger de crimes informáticos?

Proteger a sua privacidade nas redes sociais

– Não divulgue informações pessoais nas redes sociais.

– Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece.

– Leia cuidadosamente os termos e condições e política de privacidade das redes sociais que utiliza.

Prevenir um ataque de phishing

– Antes de inserir uma palavra-passe, confirme se o site é conhecido e se o endereço de URL coincide com o nome da empresa ou a informação que procura.

– Confirme se o URL começa com https:// precedido de um pequeno cadeado.

– Esteja atento a pop-ups do estilo spam (envio de publicidade em massa).

– Certifique-se de que o e-mail ou a página de internet não apresenta uma oferta demasiado boa para ser verdade e se o texto tem gralhas ou erros ortográficos graves ou aparenta uma tradução inadequada.

Se for vítima de phishing, altere imediatamente as palavras-passe de todas as contas online e avise as pessoas que constam na sua lista de contactos para que estas não sejam os próximos alvos.

Saber usar os serviços bancários

– Não aceda a informação sensível, como contas bancárias, através de redes de wi-fi públicas ou abertas, nem a partir de computadores desconhecidos.

– Escreva sempre o nome do banco no navegador de internet, para garantir a entrada no site oficial do banco.

– Não forneça mais de três números do cartão matriz para efetuar o login.

– Assim que terminar a operação, feche a sessão no site ou aplicação do banco.

Desconfiar de telefonemas, sms ou e-mails suspeitos

– Se receber um telefonema, e-mail ou sms a fornecer instruções para fazer algo ou a dizer-lhe que ganhou um prémio, confirme a legitimidade de quem está a pedir as informações. Se desconfiar da resposta, termine a chamada ou apague o e-mail ou sms.

– Nos e-mails de origem desconhecida ou suspeita, não responda, não descarregue anexos, nem clique em links. Contacte a respetiva instituição para confirmar se a mensagem é fidedigna.

– Ignore anúncios de trabalho que lhe peçam para transferir dinheiro como pretexto de pagamentos de futuros “serviços de recrutamento”.

Proteger palavras-passe e acessos a contas e equipamentos

– Ao instalar um router, deve alterar de imediato a palavra-passe. Escolha uma palavra-passe complexa e com vários caracteres diferentes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações.

– Utilize diferentes palavras-passe para aceder às suas contas, dispositivos e redes sociais.

– Proteja o acesso às suas contas através de uma verificação em dois passos, acrescentando, por exemplo, a solicitação de um código para o seu número de telemóvel.

– Os antivírus, anti-spyware, firewall e proteção anti-spam devem estar atualizados nos computadores e equipamentos móveis.

– Se vender ou deitar fora os equipamentos deve remover toda a informação pessoal.

Contratar o seguro Cyber Risks

O Seguro Cyber Risks é ideal para prevenir ataques cibernéticos e assumir a responsabilidade em caso de ataque. O seguro garante o pagamento de indemnizações por danos provocados a terceiros, pagamento de despesas de recuperação de dados bem como de limpeza de vírus e soluções em caso de pedido de resgate.

Fale com um Consultor de Seguros NacionalGest e saiba qual a melhor solução para proteger os seus dados e a sua identidade. A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e continua a crescer com novas parcerias que facilitam o acesso ao serviço de consultoria e mediação, apostando assim na proximidade com os clientes. A NacionalGest comercializa soluções de seguros à medida de cada empresa e adequada a pessoa individualmente nomeadamente dos ramos auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, transportes, acidentes pessoais, responsabilidade civil e também planos de poupança. A NacionalGest trabalha com todas as companhias do mercado, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros, UNA, AIG, APRIL, Metlife, PREVOIR, Predictable.

Contacte-nos através do 211 341 202 ou preencha o formulário em www.nacionalgest.pt

Este artigo foi baseado na notícia 7 regras para evitar o roubo de identidade online

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO