Quais os critérios a ter em conta para escolher um PPR?

27 Janeiro, 2023

O início de um novo ano pode ser um bom momento para começar a investir num Plano Poupança Reforma e preparar um futuro financeiramente independente e tranquilo.

Aproveitar a reforma de uma forma tranquila e desafogada é o desejo de todas as pessoas. Existem soluções de poupança que o podem ajudar a alcançar este desejo.

 

Os PPR’s e os seus benefícios

Um Plano Poupança Reforma é um produto financeiro de poupança cujo objetivo é a rentabilização do dinheiro a longo prazo, que funciona como um complemento à reforma. Estes instrumentos de poupança apresentam benefícios fiscais.

No que diz respeito aos benefícios fiscais à entrada, no caso dos jovens até 34 anos, pode-se deduzir no IRS, no máximo, 400 euros, desde que se aplique 2000 euros num PPR. Entre 35 e 50 anos, pode-se deduzir até 350 euros, desde que se aplique 1750 euros. A partir dos 50 anos, pode-se deduzir até 300 euros, desde que se aplique 1500 euros.

 

Critérios a ter em conta para escolher um PPR

Tenha em conta que a idade é um fator determinante na decisão de investir num PPR. Quanto mais cedo avançar, maior será o montante a receber, com menor esforço e com maior potencial de rendibilização por cada euro investido.

No entanto, se optar por subscrever numa idade mais avançada, convém optar por soluções mais defensivas e que protejam o investimento.

Outro critério a ter em conta é o retorno de cada solução ou a taxa de juro associada e o nível de risco das aplicações, para evitar incompatibilidades com o seu perfil de investidor.

Tenha atenção especial ao pagamento das comissões nos momentos de subscrição, reembolso e transferências. Custear mais comissões, desvaloriza as suas valias.

 

Para mais informações, fale com o seu Consultor de Seguros NacionalGest através do 211 341 202 ou preencha o formulário em www.nacionalgest.pt

A NacionalGest conta com mais de 30 lojas de norte a sul do país e dispõe de soluções para empresas e particulares com todas as companhias do mercado, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros, UNA, AIG, APRIL, Metlife, PREVOIR, Predictable, Real Vida Seguros.

Artigo baseado em: As 10 perguntas sobre os PPR

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO