Seguro de saúde: um luxo ou uma necessidade?

12 Maio, 2021

O seguro de saúde ajuda a cobrir as despesas médicas do dia a dia. Saiba quais são as coberturas mais comuns do seguro de saúde.

seguro-de-saude

O Seguro de Saúde garante que em caso de doença, hospitalização ou cirurgia tem acesso a assistência médica imediata, sem se preocupar com despesas associadas e tempos de espera. Para além disso, permite a realização de tratamentos dentários e consultas de oftalmologia a preços competitivos e com descontos vantajosos.

Este seguro é ideal para garantir o pagamento das despesas médicas do dia a dia, contudo, antes de escolher o seu seguro de saúde, deve analisar bem a oferta do mercado, identificar quanto gasta por ano em despesas de saúde, bem como orçamento disponível para fazer face ao pagamento de uma cirurgia ou internamento, caso venha a necessitar.

Deve avaliar também as suas necessidades, de forma a escolher a opção mais vantajosa para si, tanto a nível financeiro como a nível de saúde.

Conheça as coberturas mais comuns do seguro de saúde:

  • Hospitalização

O seguro de saúde cobre despesas associadas a um internamento hospitalar ou em clínica por um período superior a 24 horas. Também inclui o pagamento da diária hospitalar, aluguer do quarto, honorários dos profissionais de saúde e elementos auxiliares de diagnóstico. O transporte em ambulância de e para a unidade hospitalar é pago, desde que clinicamente aconselhável.

A garantia mais importante desta cobertura é a intervenção cirúrgica, na qual se incluem os honorários dos cirurgiões, ajudantes e anestesista, exames e materiais usados na operação, como próteses intracirúrgicas, oxigénio e reanimação, entre outros. Outra despesa importante garantida é o aluguer do piso de operações.

  • Subsídio diário em caso de internamento 

Esta cobertura está associada à de hospitalização e, na maioria dos seguros, é opcional. Quando contratada, paga um valor fixo por cada dia de internamento da pessoa segura para fazer face aos gastos não abrangidos pela cobertura de hospitalização. Há seguradoras que podem estabelecer um limite máximo de dias para usufruir desta garantia ou uma indemnização máxima anual. Pode ainda ser definido um número mínimo de dias de internamento a partir do qual a cobertura de subsídio é ativada.

  • Ambulatório

Esta é das coberturas mais procuradas, uma vez que paga as despesas com consultas de clínica geral ou de especialidade, exames auxiliares de diagnóstico e tratamentos em regime de ambulatório.

  • Medicamentos

Com esta cobertura, a despesa em medicamentos fica paga. No entanto, é importante verificar a lista de artigos excluídos que a maioria dos seguros disponibiliza.

  • Segunda opinião médica 

Nesta cobertura, caso exista uma doença grave, como cancro, acidente vascular cerebral, doença cardiovascular ou transplante de órgãos, a seguradora irá recolher uma segunda opinião médica sobre o diagnóstico ou o tratamento que o paciente deve seguir junto de um especialista a nível mundial.

Nestes casos, a seguradora encarrega-se de enviar todo o processo clínico, selecionar médicos e hospitais, marcar consultas e reservar transportes e alojamentos no estrangeiro para a pessoa e seus familiares. Por norma, as seguradoras já têm acordos divulgados dos seus parceiros para esta cobertura, podendo sempre analisar antes de fazer esta cobertura.

Ao longo da vida é natural que as suas necessidades e prioridades se venham a alterar. Por esta razão, é importante rever as coberturas do seguro de saúde com regularidade. Se tiver dúvidas, fale com um Consultor de Seguros da NacionalGest e peça mais informações.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e continua a crescer com novas parcerias que facilitam o acesso ao serviço de consultoria e mediação, apostando assim na proximidade com os clientes. A NacionalGest comercializa soluções de seguros à medida de cada empresa e adequada a pessoa individualmente nomeadamente dos ramos auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, transportes, acidentes pessoais, responsabilidade civil e também planos de poupança. A NacionalGest trabalha com todas as companhias do mercado, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros, UNA, AIG, APRIL, Metlife, PREVOIR, Predictable.

Para mais informações, ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

Este artigo foi baseado na notícia Seguro de Saúde: as 9 coberturas mais comuns

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO