5 Dicas para proteger as crianças em tempo de férias

7 Agosto, 2020

Ir de férias em família requer certos cuidados, sobretudo quando se tem crianças cheias de vida e energia para gastar. Recomendamos cinco dicas para proteger as crianças e garantir umas férias em descanso.

nacionalgest-ferias-familia

O verão já chegou e, após uma fase dura de confinamento, muitas famílias já se encontram a desfrutar das suas férias em segurança. Contudo, quando se tem crianças, a segurança nunca é suficiente.

As crianças estão sempre cheias de vida e energia para gastar, sendo, por vezes, complicado protegê-las de todos riscos. Objetos perigosos, pavimentos irregulares, o perigo está sempre à espreita. E se os cuidados já tinham de ser bastantes, com a Covid-19 devem ser redobrados.

Evitar determinadas situações e preparar as crianças para uma nova realidade é essencial. Para tal, certifique-se de que existe uma vigilância constante de um adulto e de que são realizados os ensinamentos adequados sobre saúde, segurança e higiene.

5 Dicas para uma maior proteção das crianças em tempo de férias:

1.  Vigilância

Vigiar as crianças é um fator importante para evitar situações indesejadas. Nunca se deve deixar a criança sem vigilância de um adulto, nem mesmo por uma fração de segundo. Muitas vezes, essa fração de segundo é suficiente para acontecer um desastre.

2.  Proteção de objetos

Coloque sempre os objetos perigosos (talheres, fósforos e isqueiros, medicamentos, produtos químicos) fora do alcance das crianças. Não tenha fios de eletrodomésticos à vista e garanta que todas as tomadas têm um protetor instalado.

3. Iluminação

Certifique-se de que a criança brinca sempre em espaços bem iluminados para que possa ver com clareza aquilo que a rodeia. Desta forma, o risco de quedas e outros acidentes será muito menor.

4. Kit de primeiros socorros

É essencial ter sempre consigo um kit de primeiros socorros com pensos rápidos, ligaduras elásticas, soro fisiológico, pomada cicatrizante, água oxigenada e betadine. Sempre que vai passar férias a um local diferente não se esqueça de anotar a morada e os contactos dos hospitais, centros de saúde e postos de atendimento médico próximos do seu local de residência para a eventualidade de ocorrer uma emergência.

5. Covid-19

Devido ao contexto atual de pandemia, é importante explicar à criança quais cuidados de higiene a ter para prevenir o contágio. Lavar as mãos com frequência, não tocar a máscara, tossir para o cotovelo, usar máscara e manter uma distância de segurança entre as pessoas são ensinamentos essenciais para que a criança possa ir interiorizando.

As férias servem para se divertir e descontrair, e devem ser usufruídas ao máximo, com muito sol, brincadeiras e risadas. Contudo, quando existem crianças os cuidados devem ser constantes.

Se tem um ou mais filhos, fazer um seguro de saúde para a família pode ser a solução ideal para garantir que, em caso de sinistro, os seus membros familiares possam receber assistência médica adequada e ter todas as suas despesas de saúde pagas pela sua seguradora. Em caso de dúvidas, fale com o seu Consultor. Ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e comercializa seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros.

Este artigo foi baseado na notícia 10 Dicas para uma maior proteção das crianças em tempo de férias

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO