Como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil?

8 Setembro, 2020

Ter um Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental para que, em caso de sinistro, a sua seguradora possa assumir a responsabilidade das despesas de indemnização por danos causados a terceiros.

seguro-responsabilidade-civil

Os acidentes acontecem e muitas vezes deparamo-nos com situações em que, por uma distração, acabamos por causar danos graves a outras pessoas. Em caso de morte ou lesão corporal, somos obrigados a pagar uma indemnização.

Nesses momentos, ter um Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental para que a sua seguradora possa assumir a responsabilidade total das despesas de indemnização pelos danos causados a terceiros.

Os Seguros de Responsabilidade Civil podem cobrir vários riscos, quer sejam numa atividade, profissão, situações da vida familiar (danos causados a terceiros na habitação ou por um animal doméstico, por exemplo), entre outros. 

Existem Seguros de Responsabilidade Civil obrigatórios e facultativos. Nos seguros obrigatórios as coberturas mínimas encontram-se definidas na lei ou respetiva regulamentação. Nos seguros facultativos, as coberturas são as que forem acordadas entre o segurado e o segurador.

Quais são as coberturas de um Seguro de Responsabilidade Civil?

O seguro cobre os danos causados a terceiros durante o tempo de vigência do contrato, desde que causa do sinistro seja da responsabilidade do Segurado.

O que deve fazer o segurado em caso de sinistro?

Em caso de sinistro, o segurado deve relatar o acontecimento por escrito à sua seguradora no prazo indicado no contrato ou nos oito dias após o sinistro.

Fale com o seu Consultor de Seguros e conheça as condições e exclusões da apólice.

Para mais informações, ligue 211 341 202 ou contacte-nos através do formulário.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e comercializa seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias, entre as quais Tranquilidade, Fidelidade, Lusitania, Allianz, Liberty, Mapfre, Caravela, Victoria, Zurich e Ageas Seguros.

Este artigo foi baseado na notícia Para que serve um seguro de Responsabilidade Civil?

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO