Dicas para uma boa higiene oral

24 Maio, 2021

A saúde oral e a estética dentária são atualmente uma grande prioridade de todos os portugueses. Contrate um seguro de saúde dentário e siga estas simples dicas para manter longe as cáries, as doenças da gengiva, o mau hálito e outros problemas.

boa-saude-oral

Sabia que não cuidar da sua saúde oral pode aumentar o risco de doenças cardíacas, respiratórias e até mesmo problemas de demência? Deve manter uma boca limpa e fresca, os dentes brancos e ter uma boa higiene oral para que o seu organismo funcione de forma saudável. Para isso, é necessário seguir alguns cuidados e criar rotinas e hábitos diários

Se deseja manter longe as cáries, as doenças da gengiva, o mau hálito e outros problemas semelhantes, para além de fazer consultas regulares ao dentista, deve também seguir estas dicas:

Escovar os dentes

Devemos escovar os dentes, pelo menos 2 vezes ao dia e no mínimo durante 2 minutos, com movimentos suaves de cima para baixo para não magoar as gengivas, e sem esquecer a língua onde se acumula uma grande quantidade de bactérias. Também são aconselhados o uso do fio dentário, do escovilhão e do consultório para completar a limpeza.

Evitar certos alimentos

Doces em excesso e todo o tipo de alimentos com muito açúcar podem ser prejudiciais. Os açúcares são péssimos para os nossos dentes, pois favorecem o desenvolvimento das bactérias que provocam as cáries e outros tipos de problemas de saúde oral. Também não é aconselhado beber café e bebidas refrigerantes muito regularmente, devido ao alto nível de acidez que contém. Por outro lado, alimentos como a maçã, a cenoura, o coco, a pêra e a melancia são boas escolhas que ajudam a combater as cáries e fazem uma “limpeza automática”.

Utilizar fio dentário

Antes de cada escovagem use o fio dentário para chegar aos espaços onde a escova de dentes não chega. Este é um verdadeiro aliado no que diz respeito ao combate às cáries e inflamações das gengivas, uma vez que consegue remover eficazmente os restos de alimentos e bactérias acumuladas.

Trocar a escova de dentes

A escova de dentes está sujeita a bastante desgaste ao longo do tempo, reduzindo a sua eficácia na remoção de placa bacteriana. Por este motivo, é aconselhável trocar a escova de 3 em 3 meses para uma eficácia máxima.

Consultas regulares no dentista

Tratar da saúde oral é uma prioridade e, por isso, deve realizar consultas de avaliação com frequência, pelo menos 2 vezes por ano, para evitar doenças e complicações futuras, como o aparecimento de cáries, gengivite, halitose ou periodontite, que podem tornar-se bastante dispendiosas para a sua carteira.

Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total, contudo, o valor a pagar pelas consultas no dentista pode ser bastante dispendioso. Deve, por isso, informar-se acerca das soluções disponíveis no mercado e procurar um plano adequado que lhe permita usufruir de consultas regulares com os cuidados necessários.

Alguns dos seguros de saúde com medicina dentária e estomatologia são gratuitos para crianças até aos 9 anos quando contratados em conjunto com o do progenitor. E, para aqueles que pretendem incluir mais familiares no seguro, existem descontos para toda a família, para que ninguém fique de fora.

Fale com o seu Consultor de Seguros NacionalGest e conheça todas as vantagens em fazer um Seguro Dentário.

A NacionalGest dispõe de mais de 20 lojas por todo o País e continua a crescer com novas parcerias que promovem uma maior acessibilidade ao serviço de consultoria e mediação, apostando na proximidade com os clientes e na comercialização de seguros tanto para empresas como particulares (auto, saúde, vida, multirriscos, acidentes de trabalho, vida e planos de poupança) com todas as companhias do mercado, entre as quais TranquilidadeFidelidadeLusitaniaAllianzLibertyMapfreCaravelaVictoriaZurich Ageas SegurosUNAAIGAPRILMetlifePREVOIRPredictable.

Contacte-nos através do 211 341 202 ou preencha o formulário em www.nacionalgest.pt

Veja também

PEÇA A SUA SIMULAÇÃO